INSS Digital

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O que é INSS Digital?
O INSS Digital é a ferramenta utilizada pela advocacia para requerimentos de benefícios e tramitação de documentos online entre advogados(as) e Previdência Social.

Advogados(as) inscritos(as) na OAB SP, adimplentes e sem penalidades podem aderir acessando a área logada, no endereço https://www.oabsp.org.br/servicos/inss-digital


Como recebo a senha?
A senha provisória chegará no seu e-mail em até 30 dias úteis após o cadastro inicial. Também é possível acessar a plataforma pelo certificado digital.

Caso tenha perdido o prazo de 24h para trocar a senha ou se desejar recuperá-la, envie um e-mail para:  informando o número da OAB, CPF, email utilizado no cadastro do convênio.

 

O que fazer quando não recebe o e-mail após o cadastro?
Precisa entrar em contato com a OAB por telefone Central de  Relacionamento com a Advocacia: (11) 3291-3777 ou e-mail  OAB SP

 

Como recuperar a senha do advogado(a)?
Caso tenha perdido sua senha, pode acessar o INSS Digital pelo token, mas se desejar recuperá-la, clique aqui e siga os passos https://correio.dataprev.gov.br/troca-senha

 

Como ativar o SELO OURO
Para que o (a) advogado (a) tenha pleno acesso aos sistemas do INSS, é indispensável a ativação do SELO OURO na plataforma GOV.BR

Sem essa ativação, o (a) advogado (a) poderá ter problemas nos requerimentos e será impedido, por exemplo, de requerer a senha para o cliente.

Para ativação, acesse o site GOV.BR e clique em: entrar, segurança da conta, autorizar e aumentar nível.


Bloqueio de aceso ao sistema
A senha GOV.BR ou o Certificado Digital são o meio pelo qual o (a) advogado (a) tem acesso à ferramenta digital do INSS.

O acesso simultâneo (PORTARIA CONJUNTA DTI/DIRAT/INSS Nº 3, DE 01/04/22) ao INSS Digital ou o uso de sistemas de gestão de processos administrativos pode gerar o bloqueio da senha.

Em caso de bloqueio, o (a) advogado (a) deve comunicar o Setor de Cadastro da OAB/SP e de prerrogativas, nos e-mails: inss@oabsp.org.br, prerrogativas@oabsp.org.br, prerrogativa.previdenciaria.sp@gmail.com  sendo necessário encaminhar as certidões disponíveis no endereço abaixo.

Link: http://www.oabsp.org.br/servicos/certidoes

 

Como é a INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL do INSS?
O INSS tem se utilizado de inteligência artificial para análise prévia dos requerimentos e os robôs avaliam primeiramente o requerimento, sem qualquer intervenção humana. Isso pode ocasionar tanto o deferimento do pedido ou seu indeferimento, quase que instantâneos.

A análise automática não verifica se o requerimento foi feito pelo (a) segurado (a) ou por advogado (a) utilizando INSS DIGITAL. Somente o servidor tem essa informação, quando o processo chega em suas mãos para analisar.

Recomenda-se, portanto, que seja realizada a juntada de documentos, seguindo as orientações do sistema, com a alteração manual das informações, cada qual no seu respectivo campo. Isso evitará a conclusão precoce e indeferimentos que poderia ser evitado.


O que é Guichê Virtual?
É uma das funcionalidades do INSS Digital, cujo acesso é personalizado e disponibilizado à advocacia do Estado de São Paulo, pioneira na implementação desse serviço.

Só é possível o acesso ao guichê virtual aos que estiverem cadastrados no INSS Digital (convênio com a OAB).

Após agendamento, o atendimento será online, com hora marcada, feito por servidor do INSS portariado e treinado para o atendimento à distância.

O(a) advogado(a) pode ser atendido de sua casa, escritório ou qualquer outro local, em reunião virtual, utilizando computador, celular ou tablet. 


Como agendar Guichê Virtual?
Para agendar um atendimento no Guichê Virtual da OAB SP, acesse o link novorequerimento.inss.gov.br e faça seu login, preferencialmente, usando seu certificado digital.

Clique em REQUERIMENTO, em seguida, no campo OAB (logo após em AGENDAMENTO - GUICHÊ VIRTUAL – OAB) complete os campos do requerente com os dados do seu cliente e, na aba contato, coloque seus dados para que o INSS encaminhe as informações.

Atente-se para o email e telefone cadastrados no momento do agendamento, pois será por esses canais que o INSS entrará em contato e fornecerá o link de acesso.

Independentemente do município que o (a) advogado (a) esteja, escolha sempre ESTADO e MUNICÍPIO DE SÃO PAULO e APS CENTRO (Xavier de Toledo), pois por questões de logística, todos os atendimentos são geridos pela APS Centro.

 

Como terei confirmação do agendamento?
Você receberá um e-mail em até 24 horas do atendimento com o link de acesso para a reunião virtual, que normalmente é feita pelo Google meet.

O INSS está implantando atendimentos pelo Microsoft Teams também e, nesse caso, o link de acesso será fornecido no mesmo momento do agendamento. 


Qual a duração do atendimento no Guichê Virtual?
O atendimento dura 20 minutos e a advocacia deve entrar na chamada 5 minutos antes.

Haverá tolerância máxima para atrasos de 5 minutos e esse tempo será descontado da duração do atendimento.

Caso o serviço agendado seja solucionado em período inferior aos vinte minutos, o(a) advogado(a) poderá se utilizar do tempo excedente para fazer outras solicitações e solucionar o caso de outros clientes.


Posso resolver mais de um cliente num mesmo guichê?
Caso o serviço agendado seja solucionado em período inferior aos vinte minutos, o(a) advogado(a) poderá se utilizar do tempo excedente para fazer outras solicitações e solucionar o caso de outros clientes.

 

Quantos guichês posso agendar por dia?
Não há limitação. A Advocacia pode agendar quantos guichês desejar

 

Qualquer advogado (a) pode ser atendido?
Toda a advocacia de São Paulo inscrita no INSS Digital pode usar o guichê virtual, mas apenas o (a) advogado (a) que agendou o Guichê poderá receber o atendimento.

Não é permitido que outro (a) advogado (a) ou estagiário (a) seja atendido (a) ainda que apresente procuração, substabelecimento ou esteja acompanhado do segurado.

 

Quem me atenderá no Guichê Virtual?
O atendimento será realizado por um servidor do INSS treinado especificamente para esse fim. A advocacia deve estar com a câmera aberta em razão do processo de identificação, mas o servidor poderá estar com a câmera aberta ou fechda, caso isso facilite a operação do sistema.

 

Procuração é documento indispensável?
Caso você não esteja cadastrado(a) como procurador(a) no processo administrativo, será necessária a apresentação de procuração para ser atendido no Guichê Virtual.

É possível anexar procuração e documentos pessoais do(a) Segurado(a) e Patrono(a), no momento do requerimento do agendamento

 

Problemas de acesso
Em caso de problemas de acesso no dia do agendamento, seja pelo não comparecimento do servidor, não recebimento do link ou qualquer outro motivo, a advocacia deve relatar o ocorrido pelo email ouvidoria@oabsp.org.br ou ainda, pela aba ouvidoria no site da OABSP, área logada.

 

Indisponibilidade do sistema
O sistema está passando por melhorias constantes e isso pode gerar indisponibilidades.

Vale destacar que a plataforma GOV.BR envolve muitos outros acessos, além do INSS e qualquer atualização ou ajuste implicam em dificuldades de acesso.

Aconselhamos que faça um print da tela com o erro para buscar a devolução do seu prazo posteriormente, bem como que veja as certidões de indisponibilidade no endereço eletrônico  https://www.oab.org.br/noticia/59589/conselho-federal-publica-certidoes-de-indisponibilidade-do-inss-para-consulta

 

Posso faltar no atendimento?
É muito importante que, como qualquer compromisso, a advocacia somente não compareça no agendamento feito, em casos excepcionais. Se não puder comparecer, reagende ou cancele o agendamento para que outro colega possa fazer uso do horário. Caso o servidor do INSS não compareça a chamada, relate o ocorrido a ouvidoria para que se possa requerer melhorias do sistema ao INSS

 

Como fica o atendimento presencial?
Os atendimentos garantidos pela Ação Civil Pública também serão realizados pelo Guichê Virtual. Atendimentos presenciais são possíveis apenas e exclusivamente com prévio agendamento, conforme Portaria INSS/DIRBEN Nº 982 DE 22/02/2022, nos casos em que não há os serviços através do acesso remoto.

 

Posso escolher agência do INSS para atendimento?
Todos os agendamentos do Guichê Virtual são direcionados para a Agência da Previdência Social São Paulo - Centro, e de lá são direcionados para os servidores. A escolha de agências ocorre somente em caso de atendimento presencial, que pode ser agendado pelo guichê virtual ou pelo 0800 135 0135.

 

Não recebi o link de acesso ao guichê virtual agendado
Caso não receba o link de acesso para o atendimento, mesmo tendo conferido o e-mail e telefone cadastrados no agendamento, relate o fato no site da OABSP, na aba Ouvidoria, ou pelo e-mail: ouvidoria@oabsp.org.br, para que possamos ter estatística e buscar melhorias no sistema.

 

Como protocolar ofícios?
Os ofícios judiciais são encaminhados diretamente pela justiça ao INSS e devem ser enviados via e-mail para a Gerência Executiva de Competência. Não é possível protocolá-los pelo Guichê Virtual.

    

Normas, Termos e Anexos
Sabendo da revolução 4.0 e que o INSS tem se utilizado de inteligência artificial para análise prévia dos requerimentos, diversos formulários e declarações especificas foram disponibilizadas pela Autarquia a fim de facilitar os requerimentos administrativos e as legislações que podem ser acessados por todos.

Link: https://portalin.inss.gov.br/anexos

 

Como protocolar Recursos administrativos
Os recursos podem ser protocolados pelo INSS Digital, na aba específica.

Após o protocolo, o INSS tem 30 dias para encaminhar o processo ao CRPS, que distribuirá para uma das juntas de recurso, pautará e julgará a demanda. Este procedimento pode levar mais de 6 meses.

 

Deseja informações sobre recurso interposto?
Não é possível conseguir informações de recursos pelo Guichê Virtual. O Conselho de Recursos da Previdência Social (CRPS) é uma segunda instância administrativa, que não se vincula ao INSS. Pelo Guichê Virtual é possível requerer o encaminhamento dos recursos que ainda não tenham sido enviados - ainda não “subiram” - para o CRPS.

Você pode acompanhar todos os recursos em que figure como procurador acessando o endereço https://consultaprocessos.inss.gov.br/, colocando seu CPF e sua senha GOV. Não há necessidade de usar a senha GOV.BR do seu cliente.

Para falar com uma das juntas de recursos é necessário encaminhar email para os endereço abaixo: https://www.gov.br/trabalho-e-previdencia/pt-br/acesso-a-informacao/participacao-social/conselhos-e-orgaos-colegiados/conselho-de-recursos-da-previdencia-social/QUEMQUAMCRPSOUT2022.pdf

 

Devo relatar os problemas técnicos de acesso ou outros problemas enfrentados diariamente?A OAB SP desenvolveu um excelente relacionamento com o INSS de São Paulo e, através de seus relatos, podemos perceber quais são os problemas, buscando melhorias para a classe. 

Não só o relato de problemas, mas sugestões e elogios também são sempre bem-vindos.

Ao acessar esse canal, nos passe informações detalhadas, tai como: dia, hora, protocolo, número de agendamento ou qualquer outro dado que facilite a localização da demanda.

Faça tudo isso usando a aba OUVIDORIA, no site da OABSP, área logada, ou pelo e-mail: ouvidoria@oabsp.org.br

 

Como acessar o Balcão Virtual do TRF 3?
O Balcão Virtual do TRF da 3ª Região é o meio pelo qual o (a) advogado (a) consegue contato com o servidor da justiça federal para pedir andamentos ou requerer qualquer outra providência.

Está disponível no site do TRF3, na aba balcão virtual e você pode ser atendido por servidor do JEF, das varas ou mesmo da segunda instância, de maneira remota, por videoconferência

Esses atendimentos acontecem de segunda à sexta-feira, das 12h às 17h (exceto feriados).

Clique aqui para acessar o Balcão Virtual. <https://www.trf3.jus.br/balcao-virtual>

 

Elogios, Sugestões ou Outras Dúvidas
Caso tenha alguma dúvida referente ao INSS Digital, a encaminhe para o e-mail a seguir ouvidoria@oabsp.org.br